Por que seu cunhado prejudica seu desempenho nos investimentos?
O que seu cunhado, taxista, barbeiro, dentista e médico têm em comum? Eles provavelmente lhe deram conselhos de investimentos durante toda a sua vida. E suponho que eles NÃO são profissionais de investimento.
Você quer arriscar seu dinheiro seguindo as escolhas de alguém que não é profissional? Mas eles estavam SUPER confiantes nas ações que escolheram. Eles têm certeza de que vai continuar subindo! ***Atenção***Se alguém é um investidor não profissional E parece confiante em seus conselhos – FUJA!
Há um efeito em psicologia conhecido como Efeito Dunning-Kruger. O que é esse efeito? No campo da psicologia, o efeito Dunning–Kruger é um viés cognitivo em que pessoas com baixa capacidade sofrem de superioridade ilusória, avaliando erroneamente sua capacidade cognitiva como maior do que realmente é.
O viés cognitivo da superioridade ilusória deriva da incapacidade metacognitiva das pessoas de baixa capacidade de reconhecer sua própria incapacidade; sem a autoconsciência da metacognição, as pessoas com baixa capacidade não podem avaliar objetivamente sua competência ou incompetência real -Wikipedia. Tradução: as pessoas muito confiantes e que acreditam que são mais inteligentes/melhores do que elas são, na verdade são as que MENOS sabem.
Elas não aprenderam o que não sabem sobre o assunto. E quanto mais você aprende sobre um assunto, mais você entende a sua profundidade e quão POUCO você realmente sabe.
Como isso se aplica a seus investimentos?
Você pode estar recebendo conselhos de investimentos de alguém que não tem ideia sobre os RISCOS associados a eles. Eles parecem confiantes porque eles não têm ideia do que eles não sabem. Eles não aprenderam o motivo que sua recomendação pode ser RUIM para você.
Quando alguém lhe dá conselhos sobre ações, geralmente é porque:
Eles tiveram sorte com uma ação
Assistem muito noticiário. Eles veem uma ação subindo rapidamente e querem parecer inteligentes
Eles se sentem como um investidor Rockstar falando sobre as ações que encontraram! E aí está o problema. Quando um investidor qualquer aprende sobre uma ação a partir de notícias ou de outra fonte – os ganhos momentâneos já passaram.
Você acaba comprando na alta. Conselhos de investimentos de alguém que NÃO é um profissional podem ser muito perigosos para seu patrimônio. Não os siga.
Luiz Augusto Pacheco, CFA, CFP®, CAIA/ Curadoria Murilo Dalsenter