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O Advogado Ideal


Ser advogado é ser empreendedor. Essa é a essência da profissão. É uma reinvenção diária, que depende quase que exclusivamente da capacidade do próprio advogado. Há quem diga que é uma questão de mindset, de mudança de modelo mental. E de fato, a diferença está entre o querer fazer sobre o precisar fazer, a tênue linha divisora entre uma jornada de sucesso ou frustração.

Li esses dias um pensamento de Viktor Frankl, médico psiquiatra austríaco, que dizia “quem tem um porquê enfrenta qualquer como”. Essa frase traduz, de forma simples e direta, o quanto ter clareza na vida e nas ações do cotidiano traz sentido para aquilo que a gente faz e se propõe a fazer. Uma vez que compreendemos e acertamos o porquê, teremos sucesso com o que fazer e como fazer.

Um porquê estabelecido significa ter a visão de seu negócio. É a essência, a alma do todo. Conhecer o seu porquê ajuda a definir estratégias que levarão o advogado ao sucesso, impactando diretamente em seu posicionamento e diferenciais competitivos. Saber o porquê pavimenta o caminho para se tornar um advogado ideal. Não se iluda achando que será uma caminhada fácil, mas preparar o terreno que você pisa dependerá exclusivamente de você. A máxima é verdade: o sucesso exige mais.

E quais são as características de um advogado ideal? São todas aquelas que levam você ao próximo nível.

  • Comunicar-se de forma eficaz - fale a linguagem do cliente e se faça entender. Deixe claro quais são seus diferenciais e forma de atuar. A comunicação feita sobre estratégias claras reforça marca e ressalta conhecimento técnico e força de mercado.

  • Conhecer o cliente - entenda seu dia a dia e forma de conduzir sua vida e seus negócios. Entenda que você é parte da solução e, como tal, tem que ter clareza do problema, pois só assim você conseguirá ir além do sintoma e descobrir a causa fundamental.

  • Saber escutar - existe uma diferença muito grande entre ouvir e escutar. Compreender com efetividade o que seu cliente está lhe dizendo faz parte da escuta atenta e ela é vital para o desenho das corretas estratégias jurídicas para seu caso. Não se perca nas entrelinhas. Esteja na mesma página de seu cliente durante todo o tempo.

  • Ser multidisciplinar - tenha conhecimento profundo em sua área de atuação, mas não deixe de desenvolver habilidade em outras áreas técnicas do direito. E claro, nunca se esqueça de quanto conhecimento sobre gestão como Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Planejamento Estratégico, Controladoria Processual, Coaching e Desenvolvimento de Lideranças são essenciais para seu negócio, além é claro de ter que lidar com questões da Sociedade de Advogados e acordo entre sócios. Depois de tudo isso, ainda tem que ter tempo para advogar.

  • Ser conselheiro - exerça sua autoridade como operador do direito e transmita toda a segurança, confiança e qualidade que você tem no exercício de sua atividade. O cliente lhe procura no momento mais sensível e estar ao seu lado, orientando em todos os passos de sua jornada, é característica essencial de quem quer manter relações duradouras e lucrativas com seus clientes.

  • Ser mediador - a advocacia preventiva é um caminho muito mais rápido para a satisfação da questão de seu cliente e o recebimento de seus honorários. Sempre que possível, seja um agente da mediação. As pessoas habitualmente não gostam do embate e se posicionar como um advogado mediador é colocar a necessidade do cliente acima de sua vontade de litigar.

  • Planejar todas as etapas - caminhar sem planejar e deixar que o acaso seja o senhor da condução de seu destino. O advogado que busca o sucesso sabe que cada passo dever ser dado com propósito e objetivo e o cliente percebe quando está sendo conduzido no processo. Quem planeja consegue agir mais rápido que o mercado e não perde as oportunidades. Deixe a sorte para o concorrente. Planeje seu sucesso.

  • Estar sempre acessível - esteja disponível para seu cliente quando ele necessitar. Não que você tenha que ser refém do cliente, mas quando ele precisar de você, esteja lá. Dê retorno para seus contatos, seja acessível. Dar comodidade é um valor essencial na prestação do serviço jurídico. Não crie barreiras com seus clientes, pelo contrário, seja o elo de ligação para a solução.

A advocacia é essencialmente a venda de uma promessa. Por mais que seja uma atividade de meio, o cliente se agarra a esperança da solução de seu caso e cabe a você advogado conduzir o processo para a solução do direito. Por isso a qualidade em tudo que o advogado faz é combustível que deve movimentar toda a engrenagem. Qualidade não é diferencial, é fundamental.

Sou da opinião que o advogado deve advogar e buscar ajuda em especialistas ou contratar profissionais para conduzir a administração e gestão de seu escritório. Mas não tenho dúvida que o conhecimento mínimo de cada uma dessas competências é vital para sua transformação. Isso tem que estar no DNA de todo advogado. Busque desenvolver habilidades que coloquem você no controle de sua carreira e nunca deixe de ousar.

Não é fácil ser um advogado ideal. Mas saiba que ter clareza de tudo é o início dessa jornada e querer, acima de precisar, é o ponto de virada. Como bem destacou o professor Vicente Falconi “O advogado não acorda um belo dia e resolve se tornar um homem de negócios. Ao contrário, primeiramente ele precisa realizar uma mudança comportamental e alterar a forma de encarar a profissão que abraçou”.

Pense nisso!

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