top of page

O dia em que virei empreendedor jurídico


Em vinte anos de mercado e contato com centenas de sócios de Escritórios e também empresários de outros setores, percebo em poucos minutos quando estou falando com um empreendedor.É extremamente interessante identificar as qualidades e defeitos do empreendedor brasileiro. Coisa que estudamos na academia e que, como professores e mentores, temos de saber. O perfil é sempre muito parecido. São pessoas engajadas em seu negócio, trabalham mais que os demais, chegam mais cedo ou saem mais tarde do escritório. Principalmente conseguem identificar os vácuos e os erros nas estratégias dos concorrentes e baseiam nisso a formação do seu próprio negócio.

A noção de RISCO do empreendedor é diferente dos demais profissionais. Acredito que assumir riscos é uma capacidade que tem de ser incentivada.

Empreendedores tem mais facilidade em liderar, tem metas e mantém um caminhar empolgado rumo a realização da sua visão de negócio. Desenvolver seus ideias é o combustível. Mas o desafio sempre é a Gestão. Gerenciar o sonho passa por saber vender seu "peixe" e entender que diferenciação é vital. Sempre que sento para conversar com empreendedores jurídicos e encontramos juntos, mais e melhores motivos para desenvolver o escritório, me sinto realizada como Consultora. É um grande desperdício de talento e dinheiro quando o Empreendedor desiste de inovar e segue adiante dentro de modelos pré estabelecidos. Tudo que foi escrito até hoje sobre Marketing Jurídico deve ser repensado. Não podemos mais competir como há dez anos e fórmulas prontas não ajudam ninguém. O desafio é entender seu mercado, seus clientes e concorrentes e ter uma meta clara de crescer com ética. Podemos assim estabelecer exatamente o dia em que o Advogado se transforma em empreendedor? Acredito que acontece quando este conquista seu primeiro cliente baseado nos diferenciais que projetou. No dia em que o primeiro contrato de honorários é assinado, com base na busca incansável por fazer melhor que os demais.


Imagem: Cena do filme A vida secreta de Walter Mitty

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page