Encurte o ciclo de compras. Estratégia de marketing

Conhecer o comportamento de compra do seu público alvo é central para colher resultados mais rapidamente. Sob a perspectiva do funil de vendas, o cliente percorre um caminho, desde o primeiro contato até a assinatura do contrato de honorários com o advogado. É o que chamamos de ciclo de compras.


Empresas e marcas estudam com profundidade o comportamento dos seus clientes em potencial, para trabalhar o contato e ações de comunicação e de relacionamento. Cada etapa neste contato é importante para dar velocidade e eficiência a atração de clientes.


Publicidade ativa

Estabeleça um orçamento mensal de publicidade nas redes sociais e no Google, analisando, a cada período, os resultados e refinando o público alvo (idade - gênero - localização geográfica - hábitos). A publicidade ativa, de conteúdos jurídicos, foi autorizada pelo Conselho Federal via o Provimento 205/2021, porém poucos escritórios se utilizam da publicidade ativa para formar novos contatos qualificados e efetivamente ATRAIR a atenção aos conteúdos desenvolvidos pelas suas equipes e para as suas especialidades.

O segredo? Definir bem o público a atingir, perceber como se comunicar com este público e manter constância.


CRM de Vendas

Gerenciar os contatos, a fim de acompanhar as ações e detalhar os próximos passos é essencial. Alguns aplicativos oferecem ferramental para tanto, a exemplo do Agendor, software brasileiro que possui gerenciamento de funil de vendas e arquivamento de listagens de clientes. O segredo? Ter dados realmente completos de potenciais clientes e também dos clientes ativos do escritório. Um dos aspectos essenciais no ciclo de compras é trabalhar ativamente para gerar novos negócios, sejam eles com novos clientes ou com os clientes que já possuímos. Um escritório direcionado a negócios trabalha com inteligência os contatos que possui.


Abertura de mercado

Olhe além das barreiras, do mercado que atualmente atinge. Ampliar o negócio para outros bairros da mesma cidade, ou outras cidades e Estados é importante. Neste caso o (a) advogado (a) precisa ter uma visão de médio prazo - 2 a 5 anos, para fundamentar a escolha de novos mercados para atingir. CASO REAL. Um escritório de Recife/Pernambuco fez um estudo e estabeleceu que empresas da cidade de Petrolina estariam abertas a uma advocacia empresarial mais técnica e abrangente. Eventos foram promovidos, em parceria com a FIEPE - Federação das Indústrias de Pernambuco, além de um trabalho de CRM de Vendas. Atualmente, clientes de Petrolina correspondem a 30% do faturamento do escritório.


Uma estratégia de marketing consistente é a base da sustentabilidade na advocacia. Fale conosco para debater seu caso.



Artigo: DNA Consulting Marketing Jurídico - 2022

Todos os direitos reservados ao autor.

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