Mercado jurídico e as estratégias na retomada

A retomada está sendo debatida e planejada por diversas entidades e lideranças no mercado jurídico. Produzimos este artigo com base na cartilha do (a)CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados e com contribuições de nossos consultores, base a nossa experiência de quase dez anos dedicados ao mercado jurídico.

 

Essencial falar do momento no país. O cliente do advogado foi afetado e entraremos em um NOVO NORMAL. Momento que requer o triplo de cuidados, do que estávamos aplicando em nossos lares. Os sócios advogados, empreendedores do mercado jurídico tem sob sua responsabilidade, mais do que empregos. Vidas! Então a retomada, deve ser pautada em uma análise minuciosa da condição de cada colaborador e riscos eminentes versus a prioridade de atendimento aos clientes chave do Escritório e uso correto do tempo.

 

O CESA definiu 4 pontos que vale muito aqui citar: 1) Proteção pessoal: Usar máscaras – lavar as mãos e usar álcool gel e eu colocaria aqui a higiene pessoal. 2) Ambiente: manter local arejado, higienizado e desinfetado, controlar o número de pessoas nos ambientes internos. Priorizar as comunicações eletrônicas e entregas diretas na portaria. 3) Equipamentos de trabalho: garantir o uso individual dos equipamentos de tecnologia e outros necessários ao exercício das atividades. 4) Informação: propiciar ampla e didática divulgação das informações da OMS – Organização Mundial da Saúde.

 

Além disso “Revisar e adaptar o layout das salas de trabalho, de descanso e de uso comum, ajustando-os para atender às necessidades sociais de distanciamento”. E também “Usar máscaras em conformidade com as orientações das autoridades de saúde locais.

 

Será um desafio redobrado também em termos de canais de contato com clientes. AGENDAMENTO de reuniões com clientes, com horários mais espaçados e com menos pessoas em cada reunião. Isso deve ser citado ao telefone, o cliente deve vir com o número de pessoas suficientes para debater o tema em questão.

Oferecer aos clientes que vierem ao Escritório possibilidade de higienizarem as mãos e usar máscaras durante a reunião. Sim! É importante o uso de máscaras em diversas situações. E se pudermos realizar tudo isto online, tanto melhor. Zoom, Skype, Hangout for Google. Usem as ferramentas online. Vale muito assinar e ter como regra as reuniões online e como exceção as reuniões presenciais.

 

São também dados do CESA, "as Sociedades de Advogados em razão da sua indispensabilidade no contexto social não foram abrangidas pela ordem de suspensão total das suas atividades, mas seguem as orientações das autoridades de saúde priorizando o teletrabalho". Ou seja, um regime misto de presencial x teletrabalho seja mais permanente do que imaginamos. O NOVO NORMAL que se molda.

 

Adicionalmente queremos orientar os Advogados a retomarem seus negócios de forma ordenada, levantando as CAPTAÇÕES que ficaram pausadas e os segmentos de mercado que vão crescer ou que vão se retrair nos próximos meses, até o fechamento do ano de 2020. Este ano será muito diferente do que imaginávamos e temos de colher dados macroeconômicos(b) - Economistas têm previsto que somente neste ano, 2020 o Coronavírus pode causar uma perda de US$ 1 tri à economia mundial.

 

Também é essencial analisar e compreender muito bem como está a economia local. Empresas que já vinham enfrentando dificuldades de gestão, mercados que já estavam em crise antes do COVID-19. Para a advocacia empresarial, nos conectar aos empresários da região que souberam passar estes últimos 40 dias com sabedoria, aprender e oferecer ajuda.

Atenção também a opinião pública.

 

É essencial mostrarmos cuidado e empatia pelo que ocorre na cidade e no estado do Escritório. Sócios, evitemos nos envolver com disputas políticas ou ideológicas pelas redes sociais. As palavras em nossa bandeira nacional devem nos inspirar: Ordem e Progresso.

 

(artigo originalmente postado no Linkedin)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Em Destaque

Comunicação institucional no âmbito das corporações jurídicas

12.06.2020

1/3
Please reload

Recentes

December 19, 2018

August 12, 2018

December 11, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

DNA Consulting | 2017 | Todos os direitos reservados.

PARANÁ

Rua Capitão Souza Franco, 848 - 9º andar | Bigorrilho

CEP 80730-420

Curitiba, Paraná

Brasil

Tel. 41 3408-4409 WhatsApp Clique aqui 

SANTA CATARINA

Rua Dona Francisca, 364

CEP 89.202-182

Joinville, Santa Catarina

Brasil