DNA Consulting | 2017 | Todos os direitos reservados.

PARANÁ

Rua Padre Anchieta 2348, 8o, andar | Bigorrilho

CEP 80730-001

Curitiba, Paraná

Brasil

Tel. 41 3408-4409 e 41 99572-5088

SANTA CATARINA

Rua Dona Francisca, 364

CEP 89.202-182

Joinville, Santa Catarina

Brasil

December 19, 2018

August 12, 2018

December 11, 2016

November 18, 2016

November 8, 2016

Please reload

Recentes

Comunicação institucional no âmbito das corporações jurídicas

06.02.2019

1/3
Please reload

Em Destaque

Publicidade, Marketing Jurídico e a Ética

 A medida em que a complexidade aumenta no mercado brasileiro, vemos crescer o desafio de uma comunicação eficiente e ética. Muitas decisões são tomadas nos escritórios de Advocacia em busca dessa publicidade eficiente, mas sem lastro em uma estratégia de marketing de futuro e de longevidade da marca jurídica e da carteira de clientes ativos.
A OAB permite a publicidade dos serviços jurídicos, mas traça normas no Código de Ética e Disciplina – CED no capítulo nomeado Publicidade do advogado. Tais normas devem ser seguidas, assim como a interpretação dada a ela no Comitê de Ética. Porém, sem uma estratégia de Marketing Jurídico, corremos o risco de não chegar a lugar algum. A estratégia é fonte de qualquer trabalho eficiente de aproximação com clientes. Infelizmente hoje, existe uma grande distância entre advogados e mercado.
O código de ética normatiza que a publicidade dos serviços advocatícios deve ser feita com discrição e moderação Mas de forma objetiva, devemos considerar que o mercado necessita de informação a respeito do trabalho do advogado e da banca.
Há um grande desconhecimento das possibilidades, da abrangência. Dar conhecimento às empresas, à sociedade de especialidades jurídicas e de bons profissionais é essencial. E quanto mais complexo for o mercado, os desafios das empresas , mais essencial se faz essa comunicação bem realizada, forte e  elucidativa.  Acreditamos que, uma boa estratégia de marketing Jurídico é dar vazão as especialidades e posicionar o advogado como referência. A publicidade deve fortalecer a reputação da banca, sempre que possível.
Pedro Paulo Gasparini em evento recente sobre Ética Profissional da OAB expressou muito bem o contraponto entre uma comunicação ética e um não ética. “O advogado que promete resultado ou é corrupto ou é mentiroso”, elucidou Gasparini. “A gente promete dedicação, empenho e ética. Na minha concepção, não são apenas os resultados que contam”.

 

Tom da Comunicação

Especialistas em comunicação usam o termo “Tom” para definir a forma como certa comunicação se dá. Podemos entender isso facilmente quanto estamos assistindo a algum filme. Cenas mais dramáticas são acompanhadas de trilha sonora específica, para causar apreensão e emoção. Se assistirmos a mesma cena duas vezes, em uma delas ativando o botão “mudo” do controle remoto, perceberemos a diferença.
Na advocacia, devemos evitar o tom comercial, pecuniário, de transação comercial. Mesmo porque a profissão de advogado combina muito pouco com esse tipo de abordagem.
O tom perfeito é aquele voltado a prestação de serviços de grande valor à empresas, pessoas, entidades. Estamos dando publicidade ao valor que pode ser gerado ao cliente, através de um alto profissionalismo jurídico. Gerar valor é o tom que precisamos usar na comunicação com clientes.

Se olharmos centenas, milhares de sites de escritórios pela perspectiva de “gerar valor ao cliente”, perceberemos que a pesada maioria destes sites não faz isso.

 

Parceiros na Comunicação

Dentro de uma estratégia bem traçada de Marketing Jurídico, a banca deve contar com o apoio de profissionais que possam auxiliar no trabalho de aproximação com clientes, publicidade de serviços jurídicos, presença nos meios digitais. É um grande desafio gerenciar agências de comunicação, designers, assessoria de imprensa. Estes estão pouco habituados ao mundo jurídico e as necessidades do trabalho de comunicação banca x mercado.
Desenvolver estes parceiros se faz necessário. Mostrar a estratégia central e avançar sobre ela, em prol de uma publicidade ética, calcada nas especialidades e na geração de valor ao cliente.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon